sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

DOS SONHOS AOS ARES

CURSO EDUCAÇÃO DIGITAL

DOS SONHOS AOS ARES

O vídeo Dos Sonhos aos ares nos mostra a persistência e a evolução num determinado momento histórico no campo da aviação.

A evolução tecnológica e em particular da informática, deve facilitar a vida da humanidade desde sua forma mais simples até a mais sofisticada.

Hoje, grande parte das discussões sobre o futuro referem-se a projeções tecnológicas. Nelas não está incluída a maioria das pessoas, (pois a grande maioria encontra-se sem possibilidade de acesso a essas tecnologias).

O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir. Entre a facilidade e comodidade, existem também várias coisas obscuras. Notamos que é impossível caminharmos para o futuro sem as tecnologias, nas mais diferentes tarefas do cotidiano e devemos estar abertos para o novo.

Com a vinda da evolução das tecnologias, modifica completamente a vida das pessoas, principalmente das gerações mais novas. Os jovens com muita facilidade e velocidade conseguem dominar as tecnologias sem medo e com muita segurança, enquanto nós adultos muitas vezes temos dificuldades e medos numa série de coisas. (Desde TV, celular, computador, máquina fotográfica,, secretária eletrônica...).

Junto com as tecnologias que são extremamente positivas, vem a questão social, porque tudo tem seu custo e vivemos numa sociedade desigual a grande maioria esmagadora da população não tem acesso e não pode acompanhar a evolução tecnológica que é excludente e não inclusiva. Talvez o uso de softwares livres e a produção do conhecimento e da informação podem favorecer setores excluídos.

Nós Professores/as (Educadores/as), devemos ter o domínio de todas as tecnologias e isso requer prática, paciência, persistência e o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender.

Diante do atual contexto da evolução tecnológica, devemos ser profissionais com consciência crítica e sensibilidade solidária, aceitar os desafios da formação permanente e continuada, de continuar a aprender ao longo da vida, da pesquisa qualificada, da participação de eventos formativos, etc. Só assim somos capazes de oferecer aos estudantes um conhecimento atualizado, inovador, com eficácia política, e devemos tornar a escola um lugar de aprendizagem permanente, um espaço de formação para a pesquisa; de aquisição de hábitos para a leitura de bons livros, jornais, revistas, filmes, músicas; um espaço de agregação de valores. Precisamos criar espaços de aprendizagem, de produção coletiva do conhecimento.

Sou usuário da internet para pesquisas.

"O único projeto que realmente importa: manter viva a esperança de que, cedo ou tarde, todas as crianças humanas venham a ter as mesmas oportunidades na vida". Richard Rorty

Um comentário:

Marciane Joana Pasquali disse...

Um projeto digno de ser concretizado, professor Lício!